sábado, 25 de julho de 2009

Comunicado da CDU de Mira alerta para degradação existente na Praia de Mira

Mais um ano que começa e a situação mantém-se na Praia de Mira. É constrangedor que uma Praia com uma enorme beleza natural e paisagística como a Praia de Mira esteja há tantos anos sem receber os devidos investimentos e seja tratada sem o cuidado e a atenção que merece. Chegada a época balnear, um momento fundamental para todos aqueles que querem bem receber todos os que anualmente se deslocam à Praia e a situação mantém-se. Desta forma, existem serviços e equipamentos que incompreensivelmente continuam degradados não estando nas melhores condições. Assim, a CDU considera que exemplos como a insuficiente recolha do lixo, o mau tratamento dado aos contentores e o número insuficiente de ecopontos existentes são realidades que poderiam não existir desde que houvesse vontade política. Também em termos de tráfego rodoviário é demasiado grande o descuido havendo passadeiras dos peões praticamente invisíveis, sinais de trânsito deteriorados e indicações erradas. A Praia de Mira recebeu, recentemente, um dos maiores investimentos realizados a nível industrial em Portugal. Contudo, para a CDU é incompreensível que os Governantes e autarcas não compreendam que isto não é garantia única para uma boa qualidade de vida das populações. A este nível não existiram, de facto, contrapartidas que valorizassem a qualidade de vida e o ambiente na Freguesia e no Concelho. Neste sentido, continua por realizar a tantas vezes prometida limpeza da Barrinha da Praia de Mira, o parque de merendas permanece com total abandono com mesas partidas e bastante lixo no chão. É igualmente incompreensível que a zona da Lota, tendo sofrido modificações tão profundas, não tenha sido posteriormente requalificada tendo ficado os equipamentos que existiam ao dispor dos veraneantes em muito pior estado. Não será isto desprezo a mais pelas pessoas que aí vivem? A CDU, volta a afirmar, que considera que a Praia de Mira tem todas as condições para se afirmar no panorama turístico e ambiental em Portugal. Para isso, bastaria que os autarcas não pensassem apenas de quatro em quatro anos na Freguesia e mantivessem uma postura coerente, na defesa das pessoas que aí vivem e que tanto gostam e admiram a terra onde nasceram e cresceram.
2009-07-24

Comunicado da Comissão Coordenadora da CDU de Mira.

1 comentário:

Comando disse...

É com grande tristeza que subsqrevo o artigo.
Nos meus tempos de menino comecei a ir,de férias de Verão, com a minha família, para a Praia de Mira (estamos a falar de 1972). Como nós muitas famílias viseensses o faziam, ao ponto de ser considerada a "Praia de Viseu". Tinha tudo, sossego, ar puro, matas frescas, praia extensa, água salgada e água doce cristalina, povo simples e acolhedor. Foi ai que, com os meus 8 anos, comecei a pescar. Os mais velhos ensinavam os mais pequenos, os nós, as técnicas, os nomes dos peixes e das aves que passavam, das plantas das margens. As gentes locais tiravam algum sustento da Barrinha. Era um lugar "Mágico" que nos cativava ano após ano ao ponto de quando, mais tarde,já com melhorados e novos acessos e os "meninos" já com carta de condução passarmos a ir durante todo o ano, pescarias, "tainadas", míudas e outas aldrabices (LOL... à maneira da actual chevalhada).
Por motivos vários deixei de visitar a Praia de Mira há uns bons pares de anos,fi-lo este Verão (Agosto de 2010)...NÃO POSSO ACEITAR O QUE VI. A falta de civismo das nossas gentes é um facto! Incontornavel? Nem sempre foi assim! É esta a liberdade (ou libertinagem?)do nosso povo? Fazer lixo, muito lixo, nesta praia ou em qualquer outro lugar deste pais parece ser um acto tão normal como comer ou repirar. Vandalismo: parques de merendas com mesas e bancos arrancados, vedações e iluminações destruidas, recipientes para o lixo queimados... antigamente, aí e aqui, não tinhamos agora parecem não querer o que é para todos, o que faz com que alguns saudosistas suspirem pelo vizinho de Stª Comba.
Não quero nem estou com isto a desculpar o poder local apenas defendo que quem suja tem que limpar e quem não o faz deveria ser obrigado a isso. Não posso aceitar como cidadão do sec.XXI ver esgoto a sair directo para a Barrinha (ou para qualquer outro curso de água). Não posso aceitar que bonitos empreendimentos sejam feitos sem que estejam salvaguardados os respectivos e eficientes tratamentos de residuos. Não posso aceitar que ETARs construidas não tenham a devida manutenção.
Não posso aceitar ver a Barrinha com as suas margens (o que está no fundo não se vê) cheias de lixo. Não posso aceitar ver a Barrinha completamente assoreada. Não posso aceitar ver os velhos viveiros no estado de abandono e com cheiro nauseabundo. Não posso aceitar ver os contentores do lixo (os que existem)a abarrotar de lixo e três vezes mais lixo à sua volta.
Tantos organismos de defesa: do ambiente, das florestas, da àgua, das aves, das pescas etc, etc, etc, como em tantos outros casos deste Portugal digo aos Senhores do Terreiro do Passo, que não distinguem um repolho dum tomateiro, deixem-se tretas e academismos, legislem ouvindo as gentes do povo. Digo aos Senhores dos Paços do Concelho - nem só pelo cargo fica conhecido o político, mas pelas suas obras
Caros concidadãos ... ESTA NÃO É A MINHA PRAIA DE MIRA DE MENINO
Se for para arregaçar as mangas e ir para o terreno contem com este Beirão Serrano

Um Forte Abraço
Manuel Simões