domingo, 13 de julho de 2008

Negocios do Ambiente


Negócios do ambiente: Governo requalifica litoral ao mesmo tempo que envia novos esgotos para o mar.


Junho 4, 2008 – 12:18h
Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2008, D.R. n.º 106, Série I de 2008-06-03
Presidência do Conselho de Ministros
Determina a realização de um conjunto de operações de requalificação e valorização de zonas de risco e de áreas naturais degradadas situadas no litoral, designado «Polis Litoral - operações Integradas de Requalificação e Valorização da Orla Costeira»
Decreto-Lei n.º 92/2008, D.R. n.º 106, Série I de 2008-06-03
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Constitui a sociedade Polis Litoral Ria Formosa - Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa, S. A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, que tem por objecto a gestão, coordenação e execução do investimento a realizar no âmbito do Polis Litoral Ria Formosa - Operação Integrada de Requalificação e Valorização da Ria Formosa.
Na semana passada foi noticia a extensão do plano de esgotos da Ria de Aveiro ao concelho de Cantanhede, visando, objectivamente a destruição das praias de Mira e da Tocha, com o lançamento dos detritos de toda essa região no mar.

11 comentários:

Anónimo disse...

Era só o que nos faltava será que não basta a barrinha estar como está, querem agora estragar a qualidade da água do mar.

Onde estão agora os ecologistas?

É só andar para trás...

Anónimo disse...

Que ignorantes...
Com o projecto "SIMRIA" para Cantanhede o qur vai acontecer é precisamente o contrário. Os esgotos que estão a descarregar paras as valas e riachos passam assim a ser transportados para estações de tratamento.

Carlos Monteiro disse...

Debate-se o país com graves problemas no que concerne à sobre-ocupação das zonas costeiras e com as consequências que deste facto advêm. Até ao momento vários foram os diagnósticos à costa portuguesa, independentemente da localidade que ocupe – é talvez o tema que mais une regiões! Todavia este, como outros temas quando se tornam banais, caiem, mais tarde ou mais cedo, na boca do povo e começam a ter interpretações suspeitas.

Lamurias à parte, o que o Governo quer fazer, não descurando a questão da preservação, é realizar um conjunto de operações de requalificação e valorização de zonas de risco e de áreas naturais degradadas situadas no litoral.
De facto é como o amigo Soki diz: Com projecto da “SIMRIA” para Cantanhede as coisas só podem melhorar e muito.

Já agora deixo aqui a informação, que a requalificação ambiental da Barrinha e de todos os seus ramais hídricos, desde os Olhos da Fervença, foram integrados no programa Polis de Aveiro.

Caros conterrâneos, pela parte que me toca, e como dirigente de uma associação ambiental, não pretendo pactuar com este tipo de notícias, mas antes procuro ser mensageiro da verdade. Acreditando que as ideias de hoje fazem os costumes de amanhã!

Anónimo disse...

Realmente, já mudavam o texto.
Já cá vos vieram dizer que estão errados (alguem que está bem mais dentro do assunto que vocês) e que as coisas não são como vocês disseram e vocês continuam a manter o mesmo texto e a mesma noticia enganosa.
Há pessoas que não lêm os comentários, essas vão ficar com uma ideia contrária sobre o que se vai passar na realidade sobre este assunto.
Era bom que não se metesse as noticias assim de qualquer maneira e dar-lhes a interpretação que vocês querem.
É muito facil criticar por criticar, mas ao menos que o façam com razão no que dizem, não com este tipo de noticias.
Assim não vão longe.

PS- li noutro post que todos os comentários seriam publicados, por isso espero que publiquem este.

José Leigo disse...

Boas,

Se o texto for editado que sentido terão os comentários já existentes?

O Sr. Anónimo das 18:49h diz que.

É muito fácil criticar por criticar, mas ao menos que o façam com razão no que dizem, não com este tipo de notícias.
Assim não vão longe.

Não fui eu que publiquei a noticia, eu simplesmente a transcrevi para o blog.

Abaixo deixo o link de onde foi retirada esta notícia.

http://lawrei.eu/mranewsletter/?s=praia+de+mira

Anónimo disse...

Já todos tinhamos reparado que tinha transcrito a noticia, mas tambem reparamos que acrescentou mais alguma coisa à mesma. E é desse mais alguma coisa que estamos a falar, porque foi uma ínterpretação infeliz que os srs. fizeram da noticia e que não corresponde à verdade.
Penso que bastaria remover esse mais alguma coisa e deixar aqui nos comentários a informação de que tinha sido removido. Assim os comentários continuariam com sentido ou até com mais, pois significava que os tinha lido e admitindo que estava errado reparou o erro.

Errar é humano, todos o fazemos. Admitir que se está errado (coisa que aparentemente já fez) e fazer qualquer coisa para reparar o erro é que é de louvar (e isto é o que tou à espera que faça).

José Leigo disse...

boas.

Passe por aqui e veja a notícia completa e depois diga-me o que eu acrescentei:

http://www.lawrei.eu/mranewsletter/?p=2519

Anónimo disse...

bem, você pôs dois links diferentes de onde diz que tirou a noticia:

http://lawrei.eu/mranewsletter/?s=praia+de+mira

e

http://www.lawrei.eu/mranewsletter/?p=2519

ora, eu vi apenas o primeiro link onde a noticia não está igual à que publicou no blog e deduzi que tivesse sido você que a acrescentar o resto. Assim deixo aqui o meu "mea culpa" admitindo que estava errado quanto a este ponto.
Mesmo assim, não é essa a questão. Se copiou ou não a noticia de outro sitio não importa, o que importa é que quando se publica uma noticia deve-se certificar que é verdadeira.
Admito que talvez possa estar exagerar um pouco, mas como sou da área de jornalismo não posso deixar que noticias que não digam a verdade circulem sem me prenunciar.
Neste caso vou desistir, pois já vi que é muito persistente.
Já lhe disse (no comentário anterior) o que poderia fazer para manter os comentários com sentido, agora cabe-lhe a si seguir ou não a minha dica.

Finalizando, tomei conhecimento deste blog através de outro blog (Mirapolis). Lá você dizia que este blog era uma alternativa para as pessoas que costumavam debater os problemas da região. Quando comecei a ler este blog tomei-o por isso mesmo, uma alternativa, até porque vi nos comentários (não nos textos que apesar de não serem maus de todo, deixam sempre algo a desejar) uma qualidade igual à que estava habituado no Mirapolis. Parece que mais uma vez me enganei, por isso, só me resta, antes de deixar de escrever neste blog, deixar-lhe mais uma dica (e espero sinceramente que siga esta, para bem do seu blog): não continue com este tipo de noticias, antes de publica-las procure saber se estão de acordo com a verdade. Para fazer um blog que seja mesmo uma alternativa é preciso ter credibilidade no que se escreve e não é com este tipo de noticias que o conseguirá.

José Leigo disse...

Boas.


Se o senhor se dirigir ao primeiro link e clicar em cima do título da notícia, vera que passa automaticamente para outra pagina onde a noticia esta completa…

O Sr. Diz que “textos que apesar de não serem maus de todo, deixam sempre algo a desejar”…

Não sou escritor nem quero ser, tento ser o mais directo possível e com um texto que toda a gente compreenda.

Quanto ao blog ser uma alternativa, é e sempre será, este e todos os outros existentes, onde se discutem os problemas do nosso concelho, ou como este mais direccionado á Praia de Mira.

Quanto á modificação da notícia, já me pronunciei sobre isso num post atrás…

Anónimo disse...

peço desculpa intrometer-me mas acho que o anónimo de 21 de Julho de 2008 19:35 tem razão no que diz respeito aos links que meteram...
só se for aqui no meu pc mas quando carrego no titulo, como dizem para clicar, não vai para outra pagina onde a noticia esta completa, abre simpesmente os comentários...

José Leigo disse...

Boas.

O que eu tentei explicar foi que clicando neste link:

http://lawrei.eu/mranewsletter/?s=praia+de+mira

Abre a primeira página da notícia, depois desta estar aberta, cliquem em cima do título da notícia e aí, sim abrirá outra página onde a noticia esta completa…